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Saiba quais requisitos e passos necessários para verificar seu Portifólio Empresarial na Meta/Facebook.

  • Foto do escritor: Héverthon Lúcio
    Héverthon Lúcio
  • 13 de mai.
  • 8 min de leitura

Atualizado: 15 de mai.


Já sabemos que para obter uma conta oficial do WhatsApp são necessários alguns requisitos, aqui vamos lista-los e também demonstrar quais os passos para obter uma verificação adequada de sua BM pela Meta/Facebook.


Requisitos para obter ativação de conta WhatsApp Oficial


  1. Possuir uma conta empresarial Facebook BM VERIFICADA (não aceita conta do Instagram);

  2. Site ativo com HTTPS e domínio próprio

    1. No site devem conter informações como Razão Social, telefone e CNPJ idênticas às informadas nas informações do portifólio empresarial;

    2. Estas informações devem estar preferencialmente no rodapé do site;

  3. Disponibilidade de um cartão de crédito internacional para cadastro de pagamento da API Oficial (Quando for o caso de pagar por mensagens enviadas).


Passos para obter a verificação da BM (Portifólio Empresarial)


Vamos começar revisando e completando as informações de nosso portifólio empresarial.

  1. Acesse o Facebook pelo endereço https://business.facebook.com/latest/settings/business_info e faça login com a conta que tem aceso ao Portifólio Empresarial;

Na tela acima clique em "Editar" detalhes da empresa e preencha todos os dados atentando-se para: - O campo razão social deve ser preenchido com a razão social da empresa como cadastrado no cartão CNPJ. Não coloque o nome fantasia.

- Preencha corretamente o CNPJ da empresa dona da conta empresarial.

- Preencha corretamente o endereço web do site da empresa. É necessário que seja um site com domínio próprio, a Meta pode vir a reprovar sua conexão WhatsApp se colocar sites com domínios gratuitos (ex., Google Sites ou Wix) ou preencher com endereços para contas do Facebook ou Instagram.

- O número de telefone é o de contato da empresa, e não precisa ser o número de WhatsApp que será conectado.

- Após salvar a edição clique no link do site para ter certeza que está cadastrado sem nenhum erro e com certificado SSL (https) válido. Se o site não abrir, ou se a empresa não tiver um site, não prossiga com a configuração sem antes resolver esse item.

  1. Após todos os dados devidamente preenchidos, vamos iniciar o processo de verificação da BM, acesse o link https://business.facebook.com/latest/settings/security_center e clique em iniciar verificação.

  2. Ao clicar no botão para iniciar, leia as informações e clique em “Começar

  3. Escolha o país em que a documentação da sua empresa foi registrada e clique em “Avançar

  4. Como você já está com seu CNPJ em mãos (passo 1 deste tutorial), agora, você irá copiar as informações diretamente da documentação e inseri-las no formulário.


    Nome da organização: insira a razão social da sua empresa, exatamente como está escrito no CNPJ. Caso sua empresa possua registro MEI, informe a razão social + o nome fantasia. Ex.: João Silva 999999999.

    Endereço: insira o endereço da sua empresa cadastrado no CNPJ. Caso o endereço esteja desatualizado e você não tenha outra documentação com o endereço correto, insira o endereço desatualizado que aparece no CNPJ. Neste campo, insira preferencialmente a rua/avenida, número e apartamento/sala. Demais complementos, como bairro, quadra, etc que especifiquem a localidade podem ser inseridos no campo abaixo, onde aparece como “Street address 2/Locality”

    Cidade, estado e código postal: preencha essas informações de acordo com seu CNPJ

    Telefone: o número a ser inserido nesta etapa como telefone comercial não é necessariamente o número que vai ser ativado no ChatFast, é apenas um número de telefone comercial para que o Facebook consiga validar a empresa. Você poderá informar o número cadastrado no CNPJ ou outro número de telefone corporativo. Caso você não possua nenhum número de telefone corporativo e seu respectivo comprovante, ou seja, uma conta de telefone mostrando que este número está vinculado à mesma razão social inserida no primeiro campo, insira o número de telefone presente no CNPJ.

    Site: informe o site da sua empresa. Certifique que o seu site possui a razão social e o CNPJ visíveis. Recomendamos que essas informações sejam inseridas no rodapé da página principal do site.

    Identificação fiscal: insira o número do CNPJ

    Por fim, clique em “Avançar”.

     

  5. Pode ser que você seja direcionado para a etapa “Selecione sua organização”. Essa página é exibida quando a Meta encontra informações sobre a sua empresa em registros públicos. Você deve selecionar a opção que corresponde às informações corretas e relacionadas a sua empresa. Atente-se para que todas as informações estejam corretas (nome, endereço, telefone e/ou site). Se não encontrar uma opção em que todas as informações são correspondentes, selecione o último campo de “Minha organização não está na lista ou nenhuma das opções é uma correspondência exata”. Depois disso, clique em “Avançar”. 

  6. Caso você não seja direcionado para a etapa “Selecione sua organização”, após inserir seus dados cadastrais, você será direcionado à etapa “Selecionar uma forma de contato”. Você precisará receber um código de verificação para concluir essa etapa, logo, este código poderá ser recebido por e-mail, ligação de voz ou SMS. Você também pode concluir a verificação da empresa por meio da verificação do domínio do site da sua empresa, que não inclui o recebimento de código. Se atente às dicas abaixo para escolher o melhor método, para evitar que a verificação da sua empresa seja reprovada.

    E-mail: você poderá escolher essa opção se você possuir um e-mail corporativo, que possua o mesmo domínio do site da empresa. Quando essa opção é selecionada, a Meta verifica se o site informado possui relação explícita com a empresa, logo, é necessário que a razão social e o CNPJ da sua empresa estejam presentes na página principal do site. Sugerimos adicionar essas informações no rodapé do site da empresa. Caso essas informações não estejam presentes no seu site, antes de selecionar essa opção e avançar no processo, solicite ao time de TI da sua empresa que adicione as informações no site. Quando concluírem, você poderá dar continuidade no processo de verificação e receber o código por e-mail.

    Ligação telefônica ou SMS: ambas opções validarão se o telefone informado possui relação com sua empresa, ou seja, necessita-se de um telefone corporativo e que possua um comprovante associado à mesma razão social que você inseriu. Na primeira etapa, inserimos o telefone utilizado no cadastro do CNPJ. Se você escolher uma dessas opções, você será direcionado para a tela de enviar o código para o número que foi inserido na primeira etapa. Caso o telefone utilizado no cadastro do CNPJ não esteja disponível para recebimento do código, clique em “Voltar” e altere o número de telefone, para inserir outro telefone corporativo. Atenção: verifique se na sua conta de telefone aparece o número utilizado e a mesma razão social informada na etapa anterior.

    Verificação de domínio: para selecionar essa opção é necessário que você tenha feito a verificação do domínio da sua empresa no gerenciador de negócios previamente. No final deste artigo mostramos o passo a passo para realizar a verificação do domínio. Caso seu domínio ainda não tenha sido verificado, siga o passo a passo para fazer a verificação do domínio primeiro e depois volte ao processo de verificação da empresa.


  7. Na próxima etapa, você deve anexar os documentos para comprovar as informações que você inseriu sobre a empresa na Etapa 1. Insira o cartão do CNPJ nos dois campos, pois o mesmo documento pode ser usado mais de uma vez. Para comprovar a razão social, você pode inserir o CNPJ ou o contrato social.

    Para comprovar o endereço e/ou telefone, você pode inserir o CNPJ e também a conta de telefone do número que foi utilizado. Se você utilizou o número presente no CNPJ, não é necessário inserir uma conta de telefone. 

    Evite documentos que estejam com baixa qualidade de imagem ou documentos que foram escaneados de forma mal posicionada. Dê prioridade para documentos originais em PDF, como o cartão do CNPJ que você pode fazer o download diretamente do site da Receita Federal. Saiba mais sobre os documentos aceitos pela Meta. Clique em “Avançar”.

     

  8. Se você selecionou a opção de receber o código por e-mail, você deverá inserir seu e-mail corporativo, com o mesmo domínio do site da empresa. Se você selecionou receber o código por ligação telefônica ou SMS, você deverá escolher o idioma da ligação. Em ambas as opções, clique no botão correspondente para enviar o código. 

    Você não recebeu o código de verificação: tente solicitar outro código de verificação. Se ainda não o receber, saiba como solucionar problemas com ligação telefônica. Se você solicitou um código por email, saiba como solucionar problemas de capacidade de entrega de email.

     

    Observação: se você escolheu receber o código por ligação telefônica, é importante que o número não tenha URA (Unidade de resposta audível) ativa no número que você deseja utilizar. (você pode desativar a URA durante o processo e ativá-la novamente depois).

  9. Assim que receber o código, insira no campo solicitado. Clique em “Avançar”.

  10. Por fim, clique em “Concluir”. As informações e os documentos serão analisados e em breve, você receberá um feedback sobre o envio das informações.

     

Verificação por domínio

  1. A verificação por domínio é um dos caminhos que, caso você tenha acesso fácil à infra do seu site, podemos optar por seguir. Isso porque a checagem do Facebook é mais rápida, apesar de não significar que ele vai verificar a empresa somente com essa opção de verificar por domínio.Essa parte é um pouco mais técnica, então, se você não tiver contato direto com as configurações da infraestrutura do site, podemos optar pelos métodos de verificação que foram citados acima. 

    Esse método consiste em adicionar um registro TXT na sua configuração do (DNS Domain Name System – Sistema de nome de domínio).O Facebook nos informa um passo a passo genérico, mas ele varia de host para host.Para visualizar o passo genérico, siga estes passos: 

    • Vá ao menu “Segurança da Marca”;

    • Clique em Domínios e em seguida, em “Adicionar”;

    • Adicione o domínio da sua empresa, ou seja, o site sem “www” ou “https”;

    • Após adicionar, selecione a opção “Atualize o registro TXT do DNS com seu registrador de domínio” e o registro vai estar em negrito. Caso você prefira algum dos outros métodos, você também poderá selecioná-lo ao invés da opção relacionada ao registro TXT;

    Os passos que são mostrados acima são padronizados para todos os hosts de site. Entretanto, cada host  tem sua especificidade para a inserção do TXT. Seguem aqui exemplos de passo a passo de alguns hosts: AWS - Amazon

    Cloudflare

    Godaddy

    HostGator

    Locaweb

    KingHost

    Syscoin

    Se o host do seu site for diferente desses, isso não é um problema. É só procurar saber com o suporte do host o manual de como inserir o registro TXT na configuração do DNS.Depois de conferir qual é o host do seu site, continue os passos: 

    • Adicione o registro TXT no seu servidor de DNS e aguarde o tempo de propagação do registro indicado pelo seu provedor (em geral, é propagado em até 5 minutos);

    • Clique em “Verificar domínio”;

    • Confira se aparece “Verificado” em verde na frente do domínio. 

    O print acima é da tela em que você deverá conferir se o domínio está verificado.

    • Volte à aba centro de segurança;

    • Inicie a verificação da empresa, seguindo todos os passos indicados. Se for necessário, volte nas etapas acima desse tutorial;

    • Na etapa “Selecionar uma forma de contato” selecione a opção de verificação de domínio.

                     


    • Insira os documentos necessários e clique em “Avançar”;

    • Clique em “Verificar”.


    Após concluir os passos no seu BM (Business Manager), o Facebook pode levar até 6 dias úteis para dar um retorno referente às validações. Esse retorno inclui dois cenários: 


    • Um deles falando que ainda precisa de mais informações e nos informando quais são elas. 

    • Outro dizendo que a verificação foi bem sucedida.











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